Sala de Leitura
Funcionalidade versus Estética: o equilíbrio necessário
A busca pelo equilíbrio entre funcionalidade e estética é constante nos trabalhos desenvolvidos por André e Francisco. Contudo, eles acreditam que, em primeiro lugar, estão as necessidades dos futuros usuários e as características naturais do local de implantação do projeto. Assim, uma serie de definições tais como as atividades humanas que serão praticadas naquele local, o posicionamento correto da construção, a ventilação, a iluminação e a captação de luz natural, além da proteção de intempéries, são primordiais para pensar um projeto.
Fica claro que a arquitetura é ligada à funcionalidade. O projeto arquitetônico deve proteger e abrigar o ser humano. Partindo da função, a forma aparece naturalmente, isto é, a estética aparece como conseqüência.
A dupla recorda que esses dois elementos arquitetônicos, forma e função, sempre se transformaram de acordo com a evolução das sociedades, mudanças culturais e aplicação de novas tecnologias.
Hoje está fortemente presente a necessidade de preservação. A limpeza visual e objetividade tornaram-se imprescindíveis para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e ecologicamente eficientes. André e Francisco.
Retornar à Sala de Leitura