Francisco Mota

Baiano, nascido em 1943, na cidade de Serrinha, morando no interior, em Alagoinhas, até os meados de 1958, quando sua família inicia sua transferência para Salvador, é matriculado iniciando o curso ginasial no Colégio Maristas, onde conhece como colega de sala, desde os primeiros dias André Sá, iniciando assim uma história de sucesso de amizade e de profissão. Em 1963, ingressa na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, onde foi graduado como Arquiteto em 1968.

Ainda como estudante universitário, juntamente com André montam um ateliê denominado Toca Arquitetura, onde usando seus atributos natos como desenhistas,prestavam serviços diversos tanto na área de arquitetura para escritórios consagrados, tanto para grafismo voltados para atividades diversas, ao tempo em que já ensaiavam suas atividades profissionais como arquitetos atendendo a uma já crescente demanda de pequenos projetos, mesmo antes de se graduarem.

Após formado em 1968, mesmo sem interromper a parceria com seu amigo André, passou a ser muito assediado por empresas do mercado imobiliário, em função de um “boom” que se verificava nesta época, por isso resolveu galgar novas experiências que as oportunidades diversas lhe oferecia. Foram cinco anos de aprendizado efetivo. A vida prática então lhe dava a intuição, a certeza de estar pronto para encarar a profissão como arquiteto, com os trilhos direcionando o seu destino.

Em 1975 fundou com seu amigo André Sá, seu escritório definitivo ANDRÉ SÁ E FRANCISCO MOTA ARQUITETOS – AFA.

Leia também o perfil de André Sá