Sala de Leitura
Tancredo Neves
Um exemplo bastante significativo da prerrogativa do arquiteto como ordenador do espaço urbano foram as intervenções promovidas pela AFA que provocaram uma verdadeira revolução urbana no entorno da Avenida Tancredo Neves.
Desde a sua concepção a Avenida Tancredo Neves foi definida pelo Plano Diretor do município para ser a área de maior de concentração de usos comerciais e de serviços da cidade. Porém, devido a uma ocupação desenfreada, facilitada pelas condições locacionais, um modelo de ocupação com altíssima densidade se estabeleceu provocando um caos no sistema viário que afetou significantemente a mobilidade urbana nesta área.
Um grande nó se formou nesta que é uma importante articuladora viária da cidade, verdadeiramente o novo grande centro das decisões da cidade do Salvador.
A atuação da AFA nesta área, independente dos projetos de equipamentos de uso comercial ou corporativos, também de estenderam ao projeto urbanístico de replanejamento urbano da macro área. Edifícios empresariais como o Suarez Trade, complexos empresariais com duas torres cada como o Salvador Business Center e o CEO, o Multiuso Mundo Plaza, composto por uma torre empresarial, uma torre residencial, embasados por um shopping, tudo isto tendo como epicentro um mega shopping center, o maior centro de compras e entretenimento da cidade, o Salvador Shopping.
Todos estes mega empreendimentos, os verdadeiros PGTs (Pólo Geradores de Tráfegos) causariam um significativo impacto à mobilidade urbana, se independente do caos já estabelecido, estes equipamentos fossem implantados sem as devidas contrapartidas, que envolvessem uma requalificação urbana numa área degradada, de aproximadamente 160.000m², onde os arquitetos, debruçados sobre a questão conseguiram através de um estudo urbanístico, dar um exemplo de como o caos pode se transformar em harmonia fruto de um planejamento em função do conhecimento profundo do problema.
Retornar à Sala de Leitura